Pular para o conteúdo principal

Presidente do STF Ministro Luiz Fux confirma o direito a promoção na carreira aos Guardas Civis Metropolitanos de Campo Grande (MS)

O Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Luiz Fux, confirmou nesta quarta-feira (02/02/22), que os Guardas Civis Metropolitanos de Campo Grande devem ser enquadrados na tabela da Lei Complementar Municipal nº 358 de 2019, que dispõe sobre a carreira, a organização, o plano de cargos, o sistema remuneratório, o regime de trabalho, e os direitos funcionais da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande.

Com a decisão do Presidente Luiz Fux, os Guardas Civis Metropolitanos tem o direito a promoção a cada três anos em suas carreiras, conforme descrito na legislação municipal, independentemente dos efeitos estabelecidos pela Lei Complementar Federal 173/20, que congelava benefícios aos servidores públicos de todas as esferas desde maio de 2020 à dezembro de 2021.

A decisão só foi possível graças ao recurso impetrado pelo jurídico do Sindicato dos Guardas Civis Metropolitanos de Campo Grande MS, representado pelo Advogado Márcio Almeida. Uma importante decisão que acaba com uma injustiça, e beneficia a categoria que a anos vem lutando por seus direitos, e fazendo um trabalho elogiável para toda sociedade, assim como reflete como jurisprudência jurídica para outras Guardas Municipais de todo o Brasil que se encontram em situação semelhante, na qual podem recorrer juridicamente para que seus direitos e benefícios que foram cerceados com a LC 173/20 possam ser reestabelecidos com o devido retroativo.

Em outra decisão semelhante anterior deferida em 2021, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, manteve decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que havia determinado a continuidade da aquisição dos direitos ao adicional por tempo de serviço e à licença-prêmio dos servidores do estado, que serão pagos somente a partir de janeiro de 2022, onde o Poder Executivo e o Ministério Público (MP-SP) estaduais acionaram o STF com pedidos de suspensão de liminar, sendo rejeitados pelo ministro, proferindo sentença a favor dos servidores públicos do estado de São Paulo, mostrando-se que o Ministro Luiz Fux seguiu o mesmo tipo de decisão anterior referente aos servidores públicos do estado de São Paulo para determinar que se fosse aplicada o enquadramento dos Guardas Civis Municipais de Campo Grande conforme Lei Complementar Municipal nº 358/19 desde o momento de vigência desta legislação municipal até o momento sem nenhum prejuízo estabelecido com a LC 173/20, gerando uma imensa vitória para os integrantes da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande.

Para os demais guardas municipais do Brasil, essa decisão gera uma jurisprudência positiva para que venham a cobrar das suas gestões municipais de direitos e benefícios que já estavam previstos em suas legislações municipais e que foram negados a receber durante o período de maio de 2020 à dezembro de 2021, sejam devidamente reestabelecidos e buscando inclusive o retroativo.

 

Fonte: Informe Azul Marinho com informações do Portal MAISCG e STF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Utilização do uniforme da Guarda Municipal

Utilização do uniforme da Guarda Municipal Resumo: Instituir um mínimo de base orientadora sobre o uso dos uniformes das instituições de Guardas Municipais, para que não venham a ser utilizados indevidamente por pessoas que não são guardas municipais de carreira e empresas de vigilância privada. Palavras-chave: Guarda Municipal, uniformes, fardamento. Introdução Com o advento da aplicação da Lei Federal n° 13.022/2014, que estabeleceu o Estatuto Geral das Guardas Municipais, os municípios passaram a ter uma normativa instituída por essa legislação, na qual disciplina o parágrafo 8° do Artigo 144 da Constituição Federal, promovendo as atribuições mínimas e competências específicas, ingresso na carreira, criação de código de conduta e plano de cargos e carreiras próprios, além de criação dos órgãos de controle internos (corregedoria e ouvidoria), comando de carreira, formação com base na matriz curricular de formação nacional das Guardas Municipais, e a utilização...

Porte de armas pessoal para agentes da Guarda Municipal: Orientações

A partir do dia 14 de abril de 2021, serão aplicadas novas regras relacionadas ao porte de armas, onde com o Decreto nº 10.630/21, criou-se o porte de armas pessoal para os guardas municipais, que poderá ser requerido junto a Polícia Federal. Sobre o porte de armas pessoal para os agentes da Guarda Municipal temos as seguintes questões:   1.     Deixando claro:   - CRAF e carteira de identificação funcional (sem constar o número de porte de armas emitido pela Polícia Federal) apenas não é porte de armas;   - Mas a prerrogativa de função já não me concede o porte de armas? A prerrogativa da função significa dizer que por estar em exercício deste cargo você tem o benefício do porte de armas para desempenhar a função, diferentemente de outras funções que não possui esse benefício e o cidadão comum, onde esses outros passam pela discricionaridade da Polícia Federal conceder ou não, ou seja, não significa que o guarda já pode aleatoriamente sair co...

Guarda Municipal de Itarantim (BA) detém indivíduo com armas, drogas e suspeito de efetuar disparos contra uma residência

No último sábado, 19 de janeiro de 2019, uma guarnição da Guarda Municipal de Itarantim, que realiza patrulhamento preventivo no bairro Cajazeiras na rua José Lopes da Silva, avistou em atitude suspeita o indivíduo de nome Osvaldo Cruz Silva, (vulgo boca de dragão), na qual a Guarda Municipal já tinha informações de que o mesmo teria sido um dos dois meliantes que no dia anterior havia invadido a casa de um homem chamado de Marcelo para vingar a morte de outro indivíduo de vulgo “Balão”, e efetuaram vários disparos de arma de fogo na casa de Marcelo. Ao avistar esse indivíduo de nome Osvaldo a guarnição realizou uma abordagem e busca pessoal, sendo encontrado com o mesmo um revólver calibre 38 e 29 pacotes de uma substância análoga a crack sendo assim foi detido e conduzido à Delegacia de Polícia para os demais procedimentos legais e ficar à disposição da justiça. Fonte: Guarda Municipal de Itarantim/BA