Pular para o conteúdo principal

Guardas Civis Municipais de Mansidão (BA) se reúnem com vereadores para tratar da regularização da instituição


Na manhã desta sexta-feira, 22 de agosto de 2019, agentes da Guarda Civil Municipal de Mansidão, se reuniram com os vereadores para discutir a regularização da instituição no município.
Conforme a Lei Federal nº 13.022/14, em seu artigo 6º, as instituições de Guarda Civis Municipais devem ter a sua devida lei de criação especifica legitimando a existência deste órgão no município, inclusive para que venha a se buscar melhorias e investimentos na instituição e para seu efetivo, e justamente essa questão foi tratada com os vereadores para que esse projeto possa ser discutido na Câmara, e posteriormente possa ter a sua aprovação, ajudando a regularizar a situação dessa instituição no município de Mansidão, haja vista que já existem guardas municipais devidamente concursado há mais de 10 anos.
Os GCM´s de Mansidão também debateram uma proposta de projeto que os mesmos receberam em parceria com o GCM Alan Braga, que buscou fazer uma proposta próxima da realidade atual da Guarda Civil Municipal de Mansidão, que pudesse tanto ser apresentada e discutida com a gestão municipal e com os vereadores, sendo que ficou acertado que o Vereador Natanael faria a indicação deste projeto na Câmara Municipal, onde segundo informações a gestão municipal apoiará e transformará em Lei, fazendo com que a GCM de Mansidão tenha de fato seu registro de existência como órgão de segurança pública municipal.
Essa questão é extremamente importante, pois de fato fará que se tenha a legislação especifica que comprova a existência deste órgão no município, facilitando também buscar recursos e parcerias, seja por meio da União, através de órgãos como o Ministério da Justiça, e ou também por emendas parlamentares, de parceria com a Justiça para se conseguir recursos da prestação pecuniária, e também da aplicação da Guarda Civil Municipal em áreas como fiscalização ambiental e de trânsito.


Fonte: Informe Azul Marinho

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Senado aprova projeto de lei de auxilio financeiro para estados e municípios

Na noite deste sábado, 02 de maio de 2020, por meio de votação extraordinária, o Senado aprovou o Projeto de Lei 149/2019, que prevê auxílio financeiro ao estados e municípios de R$ 60 bilhões de reais da União, para compensar as perdas devido a crise causada pelo coronavírus, assim como também aprovou a emenda que garante o reajuste salarial aos profissionais de saúde e segurança pública, o que gera alivio aos servidores destas áreas que estão na linha de enfrentamento ao covid-19. O projeto de lei foi aprovada pelos senadores, assim como a emenda que tira os profissionais de segurança e saúde de terem seus salários congelados pelo período de dois anos devido à crise estabelecida pela proliferação do coronavírus no Brasil, na qual seria um grande desrespeito a estes profissionais que vem se sacrificando diariamente para cuidar das pessoas que estão sendo infectadas, assim como para cumprir as medidas preventivas, ariscando inclusive estarem sendo infectados durante a grande exposição …

Agentes da Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Penal morrem em decorrência do covid-19

Guarda Municipal de Cotia, GM Rogério Fernandes da Silva, que faleceu em decorrência do novo coronavírus. Foto: Cotia&cia.

Entre os dias 30 de março a 03 de abril de 2020, foram registradas as três primeiras mortes de agentes de segurança pública no Brasil, sendo um da Polícia Militar, um Guarda Municipal e um Polícia Penal devido ao novo coronavírus (Covid-19), na qual todos eram do estado de São Paulo. No caso registrado na Polícia Militar de São Paulo, a Sargento, Magali Garcia, de 46 anos, que trabalhava no Centro de Operações da Polícia Militar e morava na cidade de Cotia, faleceu no dia 30/03, onde a mesma estava internada no Hospital da Polícia Militar desde o dia 27/03, que chegou a ser entubada e apresentou uma leve melhora mais não resistiu. Na Guarda Municipal de Cotia, o GM Rogério Fernandes da Silva, de 46 anos, veio a óbito na tarde desta sexta-feira, 03/04, lutava a vários dias contra a infecção de coronavírus. E na Polícia Penal de São Paulo, o agente Aparecido Cabri…

Agente da Guarda Municipal de Serra Dourada (BA) é baleado e tem moto roubada

Na madrugada deste domingo, 27 de outubro de 2019, um agente da Guarda Municipal de Serra Dourada foi atacado por meliantes armados, na qual o agrediram, dispararam na sua cabeça e roubaram a sua motocicleta. Os meliantes jogaram o agente da Guarda Municipal em um terreno baldio que é utilizado como lixão achando que o mesmo já estava morto. O agente após ser socorrido foi levado com urgência para o Hospital Geral do Oeste, em Barreiras, onde se encontra em estado grave, correndo o risco de perder a sua visão. As Policiais Civil e Militar, juntamente com o efetivo da Guarda Municipal de Serra Dourada já estão buscando dar a resposta para esse fato, buscando fazer o possível para prender os autores desse crime e recuperar a motocicleta roubada. Mais uma vez mostra o quanto é ariscado a atividade de Guarda Municipal no Brasil, e em cidades menores os mesmos tornam-se aos mais fáceis ainda pois por haver uma população menor, as pessoas facilmente conhece umas às outras, fazendo com que esse…