Pular para o conteúdo principal

Denúncia contra a Prefeitura de Coronel João Sá (BA) sobre Guardas Municipais contratados vira um dos assuntos mais falados em programa de rádio


Na última sexta-feira, 09 de agosto de 2019, a denúncia realizada pelo GCM Alan Braga, contra a Prefeitura Municipal de Coronel João Sá, que vem colocando pessoas sem o devido concurso público para exercer a atividade de guarda municipal, vira o assunto mais falado na cidade após divulgação no programa chamado João Sá Alerta, de uma rádio local.
O Locutor Rodrigo Ferraz apresentou a denúncia publicada na página Informe Azul marinho da qual tratava desta questão, fazendo que o assunto fosse o mais discutido da programação, virando um grande assunto local.
Foi narrado pelo locutor, que conforme a denúncia realizada pelo GCM Alan Braga, a Prefeitura Municipal de Coronel João Sá desrespeita os artigos 9º e 10º da Lei Federal nº 13.022, de 08 de agosto de 2014, que trata do Estatuto Geral das Guardas Municipais, que disciplina e organiza essas instituições em todo o Brasil, deixando claro que o cargo de guarda municipal é de carreira, devendo haver o concurso público conforme os requisitos mínimos estabelecidos no artigo 10º desta supracitada lei federal, que além das provas escritas, deve exigir ensino médio completo, mínimo de 18 anos de idade, ter teste de aptidão física, teste de aptidão psicológica, ter idoneidade moral, e se ter a formação geral especifica com base na matriz curricular de formação nacional de guardas municipais.


Fonte: Informe Azul Marinho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Senado aprova projeto de lei de auxilio financeiro para estados e municípios

Na noite deste sábado, 02 de maio de 2020, por meio de votação extraordinária, o Senado aprovou o Projeto de Lei 149/2019, que prevê auxílio financeiro ao estados e municípios de R$ 60 bilhões de reais da União, para compensar as perdas devido a crise causada pelo coronavírus, assim como também aprovou a emenda que garante o reajuste salarial aos profissionais de saúde e segurança pública, o que gera alivio aos servidores destas áreas que estão na linha de enfrentamento ao covid-19. O projeto de lei foi aprovada pelos senadores, assim como a emenda que tira os profissionais de segurança e saúde de terem seus salários congelados pelo período de dois anos devido à crise estabelecida pela proliferação do coronavírus no Brasil, na qual seria um grande desrespeito a estes profissionais que vem se sacrificando diariamente para cuidar das pessoas que estão sendo infectadas, assim como para cumprir as medidas preventivas, ariscando inclusive estarem sendo infectados durante a grande exposição …

Agentes da Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Penal morrem em decorrência do covid-19

Guarda Municipal de Cotia, GM Rogério Fernandes da Silva, que faleceu em decorrência do novo coronavírus. Foto: Cotia&cia.

Entre os dias 30 de março a 03 de abril de 2020, foram registradas as três primeiras mortes de agentes de segurança pública no Brasil, sendo um da Polícia Militar, um Guarda Municipal e um Polícia Penal devido ao novo coronavírus (Covid-19), na qual todos eram do estado de São Paulo. No caso registrado na Polícia Militar de São Paulo, a Sargento, Magali Garcia, de 46 anos, que trabalhava no Centro de Operações da Polícia Militar e morava na cidade de Cotia, faleceu no dia 30/03, onde a mesma estava internada no Hospital da Polícia Militar desde o dia 27/03, que chegou a ser entubada e apresentou uma leve melhora mais não resistiu. Na Guarda Municipal de Cotia, o GM Rogério Fernandes da Silva, de 46 anos, veio a óbito na tarde desta sexta-feira, 03/04, lutava a vários dias contra a infecção de coronavírus. E na Polícia Penal de São Paulo, o agente Aparecido Cabri…

Agente da Guarda Municipal de Serra Dourada (BA) é baleado e tem moto roubada

Na madrugada deste domingo, 27 de outubro de 2019, um agente da Guarda Municipal de Serra Dourada foi atacado por meliantes armados, na qual o agrediram, dispararam na sua cabeça e roubaram a sua motocicleta. Os meliantes jogaram o agente da Guarda Municipal em um terreno baldio que é utilizado como lixão achando que o mesmo já estava morto. O agente após ser socorrido foi levado com urgência para o Hospital Geral do Oeste, em Barreiras, onde se encontra em estado grave, correndo o risco de perder a sua visão. As Policiais Civil e Militar, juntamente com o efetivo da Guarda Municipal de Serra Dourada já estão buscando dar a resposta para esse fato, buscando fazer o possível para prender os autores desse crime e recuperar a motocicleta roubada. Mais uma vez mostra o quanto é ariscado a atividade de Guarda Municipal no Brasil, e em cidades menores os mesmos tornam-se aos mais fáceis ainda pois por haver uma população menor, as pessoas facilmente conhece umas às outras, fazendo com que esse…