Pular para o conteúdo principal

Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA) aprova projeto que atribui a fiscalização do trânsito para a Guarda Municipal

A Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA) esteve reunida extraordinariamente na tarde desta quinta-feira (25) para apreciar e votar vários projetos do Executivo em caráter de “urgência/urgentíssima”.
A sessão contou com a presença de 16 dos 21 edis que integram os quadros da Casa Aprígio Duarte Filho. Com a unanimidade dos presentes foram aprovados os projetos que versam sobre a promoção de incentivos financeiros para Agentes de Endemias, Projeto que regulariza e normatiza a adoção de Praças, projeto do REFIS, para regularização de débitos municipais; autorização para reajustes dos servidores municipais e o mais polêmico, projeto 3.514/2019 que concede poder à Guarda Civil Municipal de atuar no trânsito. O projeto recebeu uma emenda acrescentando que o guarda que for trabalhar na nova função deve passar por curso de especialização.
Como o presidente não vota nesse tipo de apreciação, o Projeto foi aprovado por maioria simples 14 votos favoráveis, sendo contrário apenas o vereador Josafá Mota (PTC).
Em mensagem ao Blog GJ Notícias Josafá Mota justificou o seu voto contrário: “Hoje (25) durante a sessão especial na Câmara de Vereadores, foi apresentado pelo Prefeito Paulo Bomfim, em caráter de urgência urgentíssima para apreciação o Projeto de Lei 3.514/2019, no qual sou totalmente contra! ele acrescenta um dispositivo à Lei 1.999/2008 (Estatuto da Guarda Municipal de Juazeiro). Esse dispositivo VI – acrescentará as competências de fiscalização de trânsito (multas) nas vias e logradouros municipais, porém o tema foi pouco debatido e não existe uma legislação Federal consistente e específica, pois as atribuições dos Guardas Municipais, que aliás prestam um excelente serviço para população de Juazeiro, mas a Lei 13.022/2014 é clara em seu artigo 144 parágrafo §8 citando o trato que os municípios poderão constituir a Guarda Municipal destinada para cuidar dos bens municipais, serviços e instalações não como fiscalizador de trânsito. Não posso ser conivente com essa indústria da multa em Juazeiro. Além disso o governo poderia seguir outro caminho e convocar os aprovados no concurso de Agente de Trânsito que estão à espera há quase dois anos, correndo o risco de ser expirado o prazo”.
Antes da sessão, os Agentes de Trânsito Rosinaldo Alves, Lima e Romero, acompanhados de outros companheiros, concederam entrevista ao Programa Geraldo José (Transrio FM) onde informaram que não iam comparecer à Câmara porque sabiam que o projeto seria aprovado porque o governo tem maioria na Casa. “Nós estamos aqui de público expressando o nosso descontentamento e temos certeza que os candidatos aprovados no concurso vão recorrer à justiça para fazer os seus direitos” expressou Rosinaldo.
Segundo o Agente Romero uma das sugestões apresentadas pela classe ao governo a fim de evitar esse desvio de função da Guarda Municipal “seria a convocação dos agentes que integram a lista de espera”.


Fonte: Blog Geraldo José

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Após denúncia, Ministério Público da Bahia entra com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Prefeitura e Câmara de Cristopolis por criar lei que proibi a Guarda Municipal utilizar arma de fogo

Após denúncia apresentada pelo GCM Alan Braga em 2021 contra a Câmara Municipal e Prefeitura de Cristopolis, na região oeste da Bahia, por aprovar e sancionar a Lei Complementar Municipal n° 14/2021, que cria a Guarda Municipal de Cristopolis, onde o Art. 33 desta legislação municipal trás que a proibição de uso de armas de fogo pelos integrantes desta instituição de segurança pública municipal. O Art. 33 da Lei Complementar Municipal n° 14/2021 versa o seguinte: Na denúncia realizada junto ao Ministério Público foi deixado claro que era somente contra a esse artigo deste lei municipal, na qual o GCM Alan Braga mostrou que essa proibição fere o que tange a Lei Federal 13.022/14 assim como a decisão do STF sobre a permissão e direito ao porte de armas aos guardas municipais, desde que cumpra-se todos os requisitos, não podendo o município por meio de legislação negar proibindo o uso deste. A Ação Direta de Inconstitucionalidade do Art. 33 da Lei Complementar Municipal 14/2021 deverá seg

Indivíduo é detido em flagrante após golpear com facão um trabalhador pela Guarda Municipal de Santa Rita de Cássia/BA

Funcionários da Prefeitura de Santa Rita de Cássia, na região oeste da Bahia, faziam um trabalho de contenção de trânsito no acesso ao Parque Araujinho (Piranhas), quando por volta das 17 horas um indivíduo com sinais de embriaguez conduzindo um veículo fiat uno, avançou sobre o bloqueio e discutiu com dois trabalhadores que já estavam em preparação para encerrar o expediente, atravessando o veículo na via e intimidando os trabalhadores. Os funcionários liberaram o trânsito e se deslocaram para retirar os cones e fotos de isolamento, e mostrando insatisfação o indivíduo deu marcha re no veículo bruscamente na tentativa de atropelar os trabalhadores, e logo em seguida o indivíduo desembarcou do veículo portando um facão e tentou golpear o pescoço de um dos trabalhadores, quando heroicamente um outro trabalhador partiu em defesa do colega de trabalho e acabou sendo atingido em sua mão e na parte inferior e superior do seu braço esquerdo. O indivíduo que cometeu esse ato criminoso partiu

Municípios tem até o dia 15/05 para enviar projetos para concorrer a investimentos para a segurança escolar

  ATENÇÃO: PRÓXIMO DIA 15/05 É O ÚLTIMO DIA PARA ENCAMINHAMENTO PARA OS MUNICÍPIOS ENVIAREM AS PROPOSTAS PARA CONCORRER AOS RECURSOS DO EDITAL 05/2023 DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PARA PROTEÇÃO ESCOLAR Lembrando a todos, próxima segunda-feira, 15/05, fecha o cronograma para que os municípios possam encaminhar as propostas de projetos com os demais documentos para concorrer aos recursos do Edital n° 5/2023 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, de recursos para investimentos na proteção escolar, na qual os municípios podem encaminhar propostas no valor mínimo de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) e valor máximo de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) para que possam ser investidos especificamente nas ações da Guarda Municipal para reforçar a segurança nas escolas públicas municipais. Veja o edital através do link:  Edital 05/2023 - Segurança nas Escolas Já foi adiado uma vez, pois se encerrava no dia 03 de maio, então não terá novamente uma prorrogação. Antes haviam reclamações