Pular para o conteúdo principal

Guarda Civil Municipal de Nordestina (BA) faz balanço dos festejos do São João antecipado


A Prefeitura de Nordestina promoveu nesse final de semana o Tradicional São João Antecipado de Nordestina, com atrações a nível nacional, a exemplo do Trio Nordestino, Limão Com Meu e grandes "pratas da casa" como Vadinho Safoneiro, que em absolutamente nada deixou a desejar em sua apresentação. A programação iniciou-se no dia 13, com apresentação da Quadrilha do Grupo Reviver, momento marcado por muita animação e paz.
E paz foi um fator constante nesses quatro dias, pois nenhuma ocorrência violenta, de danos ao patrimônio e de vias de fato, foi registrada pela Guarda Civil Municipal de Nordestina. A instituição de segurança pública municipal nordestinense atuou diretamente na prevenção de atos ilícitos de toda a natureza, colaborando em parceria com as forças estaduais de segurança pública, através do sistema integrado de monitoramento eletrônico, de rondas e abordagens a pessoas, para manter o bom andamento do evento.
Os agentes realizaram ações preventivas de fechamento de via, controlando o tráfego de veículos para que na praça de eventos não houvesses riscos aos transeuntes. Mais uma vez a GCM Nordestina mostrou a que veio e assim, justificou todos os investimentos realizados pelo executivo municipal, gerido pelo Prefeito Erivaldo Carvalho.
A GCM Nordestina também atuou junto à Vigilância Sanitária do Município, fiscalizando e apreendendo materiais impróprios para o consumo e que estavam para serem vendidos no entorno e circuito da festa. Todo o material foi descartado e/ou inutilizado pelos agentes das duas autarquias.
Com relação ao número de ocorrências, houve uma redução de 70% em relação ao mesmo período do ano passado. Infelizmente e mesmo com as ações preventivas de rondas e abordagens, ainda sim foram registradas pela instituição nordestinense uma tentativa de furto, onde um suspeito foi apresentado e o veículo recuperado, na madrugada do sábado (15/06) e um furto consumado na madrugada da segunda-feira (17/06).
Segundo o comandante da GCM, Bruno Pereira, o Prefeito Erivaldo, mesmo satisfeito com os resultados, agradeceu ao empenho de todos os agentes e determinou novos estudos e planejamentos para que ano que vem a estatística de segurança pública do evento seja ainda melhor.
O Comandante Bruno ressaltou, "a GCM Nordestina tem os agentes hoje mais dispostos, qualificados, focados e com um alto grau de profissionalismo e pro-atividade. Eu me sinto tranquilo com os colegas que tenho e satisfeito com o respeito e consideração que o Prefeito Erivaldo dispensa aos servidores e a instituição".
Em conversa com o Prefeito Erivaldo, o mesmo ratificou o que disse ao comandante da GCM e ainda acrescentou, "a festa foi para o povo, somos empregados deles e por eles que estamos onde estamos. Estou sim, satisfeito com a atuação e compromisso dos agentes da guarda municipal. Homens valorosos que com muito respeito nos mostra que vale muito a pena investir na instituição. Ano que vem quero que os índices sejam ainda menores, e, tenho plena convicção que isso irá acontecer. Agradeço também a Policia Militar da Bahia e a Policia Civil da Bahia, pois sempre estão ao lado do povo nordestinense e sempre atenderam a nossa solicitação de apoio ao evento".





Fonte: Guarda Civil Municipal de Nordestina/BA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Após denúncia, Ministério Público da Bahia entra com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Prefeitura e Câmara de Cristopolis por criar lei que proibi a Guarda Municipal utilizar arma de fogo

Após denúncia apresentada pelo GCM Alan Braga em 2021 contra a Câmara Municipal e Prefeitura de Cristopolis, na região oeste da Bahia, por aprovar e sancionar a Lei Complementar Municipal n° 14/2021, que cria a Guarda Municipal de Cristopolis, onde o Art. 33 desta legislação municipal trás que a proibição de uso de armas de fogo pelos integrantes desta instituição de segurança pública municipal. O Art. 33 da Lei Complementar Municipal n° 14/2021 versa o seguinte: Na denúncia realizada junto ao Ministério Público foi deixado claro que era somente contra a esse artigo deste lei municipal, na qual o GCM Alan Braga mostrou que essa proibição fere o que tange a Lei Federal 13.022/14 assim como a decisão do STF sobre a permissão e direito ao porte de armas aos guardas municipais, desde que cumpra-se todos os requisitos, não podendo o município por meio de legislação negar proibindo o uso deste. A Ação Direta de Inconstitucionalidade do Art. 33 da Lei Complementar Municipal 14/2021 deverá seg

Indivíduo é detido em flagrante após golpear com facão um trabalhador pela Guarda Municipal de Santa Rita de Cássia/BA

Funcionários da Prefeitura de Santa Rita de Cássia, na região oeste da Bahia, faziam um trabalho de contenção de trânsito no acesso ao Parque Araujinho (Piranhas), quando por volta das 17 horas um indivíduo com sinais de embriaguez conduzindo um veículo fiat uno, avançou sobre o bloqueio e discutiu com dois trabalhadores que já estavam em preparação para encerrar o expediente, atravessando o veículo na via e intimidando os trabalhadores. Os funcionários liberaram o trânsito e se deslocaram para retirar os cones e fotos de isolamento, e mostrando insatisfação o indivíduo deu marcha re no veículo bruscamente na tentativa de atropelar os trabalhadores, e logo em seguida o indivíduo desembarcou do veículo portando um facão e tentou golpear o pescoço de um dos trabalhadores, quando heroicamente um outro trabalhador partiu em defesa do colega de trabalho e acabou sendo atingido em sua mão e na parte inferior e superior do seu braço esquerdo. O indivíduo que cometeu esse ato criminoso partiu

Municípios tem até o dia 15/05 para enviar projetos para concorrer a investimentos para a segurança escolar

  ATENÇÃO: PRÓXIMO DIA 15/05 É O ÚLTIMO DIA PARA ENCAMINHAMENTO PARA OS MUNICÍPIOS ENVIAREM AS PROPOSTAS PARA CONCORRER AOS RECURSOS DO EDITAL 05/2023 DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PARA PROTEÇÃO ESCOLAR Lembrando a todos, próxima segunda-feira, 15/05, fecha o cronograma para que os municípios possam encaminhar as propostas de projetos com os demais documentos para concorrer aos recursos do Edital n° 5/2023 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, de recursos para investimentos na proteção escolar, na qual os municípios podem encaminhar propostas no valor mínimo de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) e valor máximo de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) para que possam ser investidos especificamente nas ações da Guarda Municipal para reforçar a segurança nas escolas públicas municipais. Veja o edital através do link:  Edital 05/2023 - Segurança nas Escolas Já foi adiado uma vez, pois se encerrava no dia 03 de maio, então não terá novamente uma prorrogação. Antes haviam reclamações