Pular para o conteúdo principal

Guardas Municipais da Bahia e Sergipe participam de capacitação em gestão e comando de GCM em Salvador


Entre os dias 14 a 17 de setembro de 2021, Guardas Municipais da Bahia e Sergipe participaram na sede da CAVIG Treinamentos, em Salvador, do curso “Gestão e Comando para Guardas Municipais”.

Um total de 32 agentes participaram das instruções que proporcionaram conhecimento técnico-profissional aos servidores que ocupam ou almejam ocupar função de comando da GCM ou correlata e assim, fortalecer as relações entre as Guardas Civis Municipais, poder público, cidadão e imprensa. O curso com duração de 40 horas foi concluído com êxito pelos guardas de Ribeira do Pombal, Senhor do Bomfim, Euclides da Cunha, Pojuca, Brejões, Maragogipe, Camaçari, Santa Inés, Ibicaraí, Itabuna, Itororó, Ilhéus, Itapetinga, Una e Estância – Sergipe.

Durante o período de aulas, os agentes de segurança pública ficaram alojados nas dependências da CAVIG e discutiram temas relacionados ao dia a dia deles e das instituições. Atento as orientações, o guarda Luiz Tojal, presidente do sindicato da categoria em Sergipe, disse estar satisfeito com todo o cronograma de aulas. “Foi excelente e indico o curso para todos os comandantes e para aqueles que desejam ser comandantes de alguma Guarda. Foi muito importante essa interação com os guardas, tanto da Bahia como também de Sergipe, meu estado. Em Sergipe, o curso de “Gestão de Comando” foi bem recebido por que prapara toda a instituição e também todos aqueles que desejam gerir a sua propria instituíção e no caso, a Guarda Municipal.

De acordo com a coordenadora do curso, Elma Santana, a adesão dos participantes superou as expectativas, o propósito pedagógico foi alcançado e além disso, a instrução oportunizou a aproximação entre as GCM’s das cidades presentes. “A CAVIG Treinamentos, seguindo na sua proposta de difusão do conhecimento, vê como exitoso o curso realizado que contou com a presença de representantes de 15 cidades da Bahia e de Estância em Sergipe”, completa.

Já Elaine Brasil, diretora comercial da CAVIG, disse ter certeza e convicção do sucesso pedagógico, intelictual e de coordenação durante o periodo de atividades. A gestora lembra que os participantes surpreenderam com a vontade de conhecimento e a disponibilidade do aprendizado. “Então nós tivemos várias Guardas, cada uma com sua dificuldade. Cada uma com sua realidade, mas todas as cidades representadas aqui com um ùnico objetivo, o de adquirir conhecimento para levar melhoria para sua corporação. Isso só nos faz agradecer por eles acreditarem em nosso potencial, por acreditarem em nosso projeto e com isso a gente tem a certeza que estamos no caminho certo dia após dia”, encerra.

Como parte do corpo docente, os instrutores atualizados e comprometidos em contribuir com a formação de uma sociedade justa, através do desenvolvimento de atividades para fortalecer a cidadania e a boa prestação do serviço público, discutiram e analisaram os temas com exemplos práticos e teóricos: Psicologia Aplicada a Liderança na Segurança Pública (Renata Fortaleza); Planejamento Estratégico; Captação de Recursos e Gestão de Projetos (Fabiano Coppieters); Análise Sociológica da Violência (Henrique Barbosa); Estrutura Organizacional e Regulamentação das GCM’s (Alan Braga); Direito Administrativo Aplicado a Gestão Pública (Elma Santana); Doutrina de Policiamento Comunitário (Ana Cristina); Planejamento Operacional (Raimundo Junior) e Relacionamento com a Mídia (Noel Tavares).


Fonte: A Notícia em Tempo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Utilização do uniforme da Guarda Municipal

Utilização do uniforme da Guarda Municipal Resumo: Instituir um mínimo de base orientadora sobre o uso dos uniformes das instituições de Guardas Municipais, para que não venham a ser utilizados indevidamente por pessoas que não são guardas municipais de carreira e empresas de vigilância privada. Palavras-chave: Guarda Municipal, uniformes, fardamento. Introdução Com o advento da aplicação da Lei Federal n° 13.022/2014, que estabeleceu o Estatuto Geral das Guardas Municipais, os municípios passaram a ter uma normativa instituída por essa legislação, na qual disciplina o parágrafo 8° do Artigo 144 da Constituição Federal, promovendo as atribuições mínimas e competências específicas, ingresso na carreira, criação de código de conduta e plano de cargos e carreiras próprios, além de criação dos órgãos de controle internos (corregedoria e ouvidoria), comando de carreira, formação com base na matriz curricular de formação nacional das Guardas Municipais, e a utilização...

Porte de armas pessoal para agentes da Guarda Municipal: Orientações

A partir do dia 14 de abril de 2021, serão aplicadas novas regras relacionadas ao porte de armas, onde com o Decreto nº 10.630/21, criou-se o porte de armas pessoal para os guardas municipais, que poderá ser requerido junto a Polícia Federal. Sobre o porte de armas pessoal para os agentes da Guarda Municipal temos as seguintes questões:   1.     Deixando claro:   - CRAF e carteira de identificação funcional (sem constar o número de porte de armas emitido pela Polícia Federal) apenas não é porte de armas;   - Mas a prerrogativa de função já não me concede o porte de armas? A prerrogativa da função significa dizer que por estar em exercício deste cargo você tem o benefício do porte de armas para desempenhar a função, diferentemente de outras funções que não possui esse benefício e o cidadão comum, onde esses outros passam pela discricionaridade da Polícia Federal conceder ou não, ou seja, não significa que o guarda já pode aleatoriamente sair co...

Guarda Municipal de Itarantim (BA) detém indivíduo com armas, drogas e suspeito de efetuar disparos contra uma residência

No último sábado, 19 de janeiro de 2019, uma guarnição da Guarda Municipal de Itarantim, que realiza patrulhamento preventivo no bairro Cajazeiras na rua José Lopes da Silva, avistou em atitude suspeita o indivíduo de nome Osvaldo Cruz Silva, (vulgo boca de dragão), na qual a Guarda Municipal já tinha informações de que o mesmo teria sido um dos dois meliantes que no dia anterior havia invadido a casa de um homem chamado de Marcelo para vingar a morte de outro indivíduo de vulgo “Balão”, e efetuaram vários disparos de arma de fogo na casa de Marcelo. Ao avistar esse indivíduo de nome Osvaldo a guarnição realizou uma abordagem e busca pessoal, sendo encontrado com o mesmo um revólver calibre 38 e 29 pacotes de uma substância análoga a crack sendo assim foi detido e conduzido à Delegacia de Polícia para os demais procedimentos legais e ficar à disposição da justiça. Fonte: Guarda Municipal de Itarantim/BA